Oficinas

Oficina "Orçamento de Projetos"  

Para o produtor de um audiovisual o orçamento é o guia máximo de um projeto. Uma tabela que o acompanhará ao longo de toda a realização de um filme; desde sua concepção até a estreia. Diferentes orçamentos geram diferentes possibilidades para a realização de uma obra.
Desta forma, o projeto não deve ser readequado ao valor de um edital ou de um patrocínio. Para sua elaboração faz-se necessária a coleta de todos os dados, indicativos e decisões do projeto em questão: o roteiro, a constituição estética, as necessidades e demandas de produção, a projeção de equipe e elenco, o plano de difusão e comercialização. Por isso o orçamento é o último item a ser desenvolvido.
No curso, serão abordados temas fundamentais para a construção do desenho de produção de um projeto, que parte da elaboração do orçamento até sua execução.

Conteúdo:
- Técnicas e metodologias para elaboração de orçamento.
- Métodos de leitura e avaliação de roteiro e briefing de diretor.
- Apresentação de planilhas de analise técnica de produção, modelos de orçamento e orçamento em grandes números.

Sobre a ministrante:
Carol Gesser é formada em Cinema pela UFSC, possui Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos e Cidades Criativas, pela Escola de Economia da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Já atuou como Diretora Financeira da Cinemateca Catarinense e como membro do Conselho Municipal de Política Cultural – 2011/2012. Atualmente, preside o Conselho do FUNCINE (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis). Desde 2011, é produtora executiva e sócia da Novelo Filmes, onde produziu diversos longas-metragens, além de videoclipes, vídeos institucionais e outros.

__________________________________________________________________________
 

Oficina "Os trailers e o Cinema Independente"


Usando uma combinação estratégica de componentes, podemos dizer que o trailer encontra-se entre a publicidade e o cinema, isto é, utiliza elementos cinematográficos e argumentos publicitários como recursos persuasivos a fim de promover a construção do evento fílmico. Ao mesmo tempo em que o trailer recobre de forma importante a promoção de um filme, adaptando-se à publicidade, tem o cinema como ponto de partida para a construção de sua narrativa e linguagem. Além dessas reflexões acerca de uma dada produção do trailer, essa oficina tem por finalidade problematizar possíveis desconstruções da noção hegemônica da publicidade no trailer. É importante considerar que o trailer não está restrito, somente, à promoção de filmes, uma vez que se observa na televisão, no jornalismo, nos videoclipes, nos games etc., a presença de audiovisuais com construções semelhantes às dos trailers. Neste sentido, então, é possível vislumbrar no trailer uma composição audiovisual adequada a um dado padrão global de produção e, ao mesmo tempo, identificar a existência de elementos fluidos que escapam aos modelos pré-concebidos. A articulação de uma linguagem audiovisual com referências que vêm desde a produção dos videoclipes e influências das tecnologias analógico-digitais, possibilita-nos identificar um movimento de autonomia estética e político-econômica da produção trailerífica. É neste escopo teórico, empírico e prático que a oficina aborda a discussão e produção do trailer, tendo o contexto do cinema independente como foco de sua inserção.

Conteúdo:
A oficina será desenvolvida em 2 etapas: a primeira, de caráter expositivo, irá trazer uma reflexão teórica e empírica sobre o trailer, enquanto a segunda etapa será realizada em laboratório, a fim de que os participantes tenham a oportunidade de exercitarem a prática da realização e montagem/edição de um trailer.
Aos participantes do curso será disponibilizada uma bibliografia para estudo e consulta posterior ao primeiro dia da oficina, que servirá de embasamento para o desenvolvimento do segundo dia. Dos participantes do curso exigir-se-á a re-edição de um trailer pré-selecionado pela professora ministrante da oficina. O objetivo básico da re-edição de um trailer é metodológico: visa possibilitar aos participantes o exercício real da edição de trailer, a partir das reflexões teóricas e empíricas realizadas no primeiro dia.

Sobre a ministrante:

Pati Iuva é professora Assistente do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de Mídia e Processos Audiovisuais. Bacharel Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Áreas de interesse: montagem cinematográfica, estética audiovisual, teoria do autor no cinema, extras-fílmicos (trailers, making ofs, etc).

_________________________________________________________________________

Oficina "Orçamento de projetos"
Ministrante: Carol Gesser
Data: 15 e 16 de Setembro
Horário: 08h às 12h
Local: à confirmar

Oficina "Os trailers e o cinema independente"
Ministrante: Pati Iuva
Data: 17 e 18 de Setembro
Horário: 08h às 12h
Local: à confirmar

Envie seu email para OITAVASEMANADECINEMA@GMAIL.COM
Coloque o nome da oficina no assunto e no corpo do email, seu nome completo e a matrícula.

INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE SETEMBRO